terça-feira, 15 de julho de 2008

O QUE O BRASIL PODE COMEMORAR AO LONGO DESSES ANOS?


Ao ver sendo noticiado na mídia um crescimento acentuado da economia brasileira, elevando nosso país à posição de potência emergente, juntamente com China e Índia, fico pensando: o que podemos comemorar com essa ascenção de nossa economia? Passo então a reproduzir um artigo que escrevi para certo jornal de pequena circulação, onde pude compartilhar com meus leitores acerca do desenvolvimento do Brasil nos últimos anos: são mais de cinco séculos de história de um povo heróico, que aos trancos e barrancos luta pelo desenvolvimento de sua pátria, chamada por muitos de o país do futebol e de um encanto varonil.

Apesar de muito jovem, o Brasil já desponta no rancking como uma das principais economias do mundo, conhecida como o gigante da América Latina.

Com a globalização e o consequente ajustamento das nações, (os chamados blocos econômicos), veio a idéia da criação do Mercosul, que na linguagem diplomática promoverá a harmonização das políticas que afetam a produção, comercialização, e de desenvolvimento tecnológico dos bens negociados pelos países participantes do bloco econômico, para que ampliem as dimensões de seus respectivos mercados e explorem os aspectos de complementaridade de suas economias. A livre circulação de bens e serviços, a melhoria dos setores de produção e principalmente a adoção de uma política comercial com outros conglomerados econômicos trarão crescimento acentuado para o país, os resultados estão surgindo agora.

Ao se ver livre da ditadura militar o país vive atualmente o momento democrático, onde o povo procura mostrar que está livre das mordaças do antigo regime, mas ainda se sente exilado no tocante a seus maiores anseios, seus direitos principais: saúde, educação e segurança pública, direito à vida. Quem falará que existem muitas crianças ainda fora da escola, mas que a escola também precisa de melhor qualidade? O que dizer dos trabalhadores desempregados que mesmo não tendo salário, se viram como podem no mercado informal, e como se multiplica esse mercado no Brasil. Ao falar sobre saúde, nos deparamos com os hospitais públicos em estado de letargia, mau atendimento, descaso dos poderes públicos, pessoas morrendo nos corredores por falta de leitos e atendimento adequado. Violência generalizada, insegurança e banditismo são mostras do estado da vida espiritual do homem hodierno.

Assim, a despeito de tantas mazelas existentes, chegamos até aqui ainda com esperanças de ver um Brasil melhor. O problema crucial da sociedade brasileira é antes de tudo espiritual. Precisamos reconhecer que Deus reina e que: “Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor. Nossa esperança não é a última que morre, aliás, para nós não morre jamais. Ainda insisto em dizer: o Brasil é do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: