quarta-feira, 13 de maio de 2009

O DESEQUILÍBRIO DA NATUREZA

Insisto mais uma vez em escrever para abordar o tema do momento: o desequilíbrio da natureza, conseqüências diretas do Aquecimento Global. O que significa exatamente Aquecimento Global – É um fenômeno climático de larga extensão, que provoca um aumento da temperatura média superficial global e que vem acontecendo nos últimos 150 anos. É doloroso presenciarmos a situação caótica em que encontra nosso Planeta, resultante de nossa própria irresponsabilidade (causas naturais ou antropogênicas, provocadas pelo homem). Devido a tanto aquecimento já se percebe que as calotas polares estão se desintegrando.
Assim, as conseqüências são muitas: aumento do nível dos oceanos que, por conseguinte, pode ocorrer futuramente a inundação de muitas cidades litorâneas. O aumento gradual da temperatura provoca o crescimento e o surgimento de mais desertos, extingue várias espécies de animais e vegetais, trazendo desequilíbrio para vários ecossistemas. Vemos como o desmatamento de florestas tropicais de países como o Brasil, pode trazer graves conseqüências para o meio ambiente. Verifica-se o aumento acentuado de furacões, tufões e ciclones, porque o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, o que possibilita esses tipos de catástrofes climáticas.
A onda de calor que abate o mundo tem provocado mortes de muitas pessoas: crianças, idosos, e as que são portadoras de doenças respiratórias. O Protoloco de Kyoto é um acordo internacional que entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, visando a redução de emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta, mas infelizmente alguns países como os Estados Unidos, um dos mais poluentes, não assinou esse acordo, alegando prejuízo ao seu desenvolvimento industrial. A Conferência de Bali, que foi realizada em dezembro de 2007 na Ilha de Bali na Indonésia, trouxe um avanço positivo, foi nessa ocasião que os EUA aceitaram a posição dos países mais pobres, permitindo um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países que participaram da conferência. Entraram em acordo para que as bases que foram definidas, substituam o Protocolo de Kyoto até 2012. Isso significou um grande avanço.
As catástrofes ocorridas nos últimos anos têm ligação direta com tudo isso que descrevemos acima: Os tufões, os maremotos, quem não se recorda do Tsunami? Enchentes em Santana Catarina, e recentemente inundações no Norte e Nordeste Brasileiro, onde cidades inteiras estão submersas, nos estados Pará, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí.
Esse aquecimento que o planeta está experimentando decorre principalmente de fatores externos, é a chamada variabilidade da radiação solar, que é obvio, depende dos ciclos solares e do fato de a temperatura interna do sol estar aumentando gradualmente. Veja o que diz o IPCC: “ Os dados com a correção de ilhas urbanas mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.”
Como podemos perceber nosso planeta está aquecendo muito rápido, e entrando em colapso, haja vista as tragédias ocorridas nos últimos anos. Até onde vamos com tanto desequilíbrio? Será um protesto da própria natureza? Podemos ajudar na conservação do meio ambiente, é preciso ação urgente, além de políticas de conservação ambiental, precisamos de conscientização, ação. O planeta pede socorro e nós podemos evitar o pior. É necessário agir, antes que seja tarde demais.

3 comentários:

Josiane Oliveira disse...

Muito interresante essa sua materia pastor, serve para nos alertar cada vez mais da evidente volta de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Parabens!!!
Joshy Oliveira

Danilo disse...

Pr Gildásio!

Otimo artigo. Reflexão necessária. Como escreveu Hermes Fernandes: "
Ao entrar no Universo que Ele mesmo criou, Deus Se tornou parte integrante dele. Reflita um pouco comigo: Ele comeu nossa comida, bebeu de nossa água, respirou nosso ar.

Nos cerca de 12 mil dias em que caminhou entre nós, Ele interagiu com o ambiente à Sua volta, e assim o santificou. A água que Ele consumiu passou por Seu organismo, e foi devolvida. O ar que Ele respirou passou por Seus pulmões, e foi devolvido à atmosfera. Tudo o que Ele ingeriu, foi digerido.

Átomos que pertenceram ao Seu Corpo ainda estão entre nós. Por causa de Sua Encarnação todo o Cosmos foi sacralizado.

Por isso, podemos afirmar que a criação como um todo passou a ter valor sacramental. Além do batismo e da Santa Ceia, temos um terceiro sacramento: o Cosmos. E tudo por causa da Encarnação."

E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Unknown disse...

Olá meu Pr.Gildasio...
Fico feliz em conhecer seu blog, fiz um tbém e espero que goste.
Desde já deixo o meu abraço e a Paz do Senhor a todos da minha terrinha.

Fica com Deus, xau!!!