terça-feira, 9 de setembro de 2008

CRISTO JESUS, NOSSO SUMO SACERDOTE NA CASA DE DEUS

Deixo aqui um artigo tirado do meu pequeno livro, pronto para ser impresso, intitulado: Cristo na Epístola aos Hebreus, “...Queremos registrar o encontro maravilhoso de Melquisedeque e Abrão, que se encontra no livro de Gênesis 14.17-20. Assim diz o texto sagrado: Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do rei Melquisedeque, rei de salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus altíssimo; abençoou ele a Abrão, e disse: Bendito seja Abrão pelo deus Altíssimo; que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
Melquisedeque é um tipo de Cristo no Velho Testamento e é citado no Salmo 110.4. (jurou o Senhor e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque). Ele apareceu a Abrão como sacerdote do Deus Altíssimo, Hb 7.1 porque este Melquisedeque , que era rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou. Todavia, ele mesmo necessitava de purificação dos seus próprios pecados, Jesus, nosso sumo sacerdote, constituído, não segundo a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder da vida indissolúvel.
O sacerdócio dos levitas, bem como o de Melquisedeque foi transitório e necessitavam eles de purificação, pois que eram também pecadores. O sacerdócio de Cristo é infinitamente superior, porque ele não necessita de sacrifícios, pois não tem pecado, visto ser ele Deus intercedendo pelos homens. Além disso, seu sacerdócio é eterno e intercede pelos seus no santo dos santos, no céu, perante Deus.
Jesus é o nosso sacerdote perfeito. A Bíblia Sagrada diz que os sacerdotes levitas eram feitos em maior número, porque eram impedidos de continuar o sacerdócio, devido à morte física. Era preciso levantar outros para substituir os que morriam. O de Cristo Jesus, porém, é imutável e eterno.
Assim, nos convinha um sumo sacerdote como Jesus. Santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto que os céus (Hb 7.26). O apóstolo João fala em sua epístola no capítulo 2 sobre a intercessão de Cristo Jesus por nós. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 Jo 2.1,2).
Finalizo desejando aos leitores do meu Blog, toda sorte de bênçãos que emana do Deus Todo Poderoso, o qual dá liberalmente e não lança em rosto, é grandioso em perdoar, longânimo, benigno e sempre pronto a abençoar. O Senhor te abençoe e te guarde sempre. Desfrute da paz e perdão que só Cristo pode oferecer. Amém. ”

Nenhum comentário: